segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Curiosidades geográficas e culturais do Iraque - Bagdá

  bandeira do Iraque
         DADOS PRINCIPAIS:

Área434 128 km²
CapitalBagdá
População: 31,12 milhões de habitantes (estimativa 2012)
Moeda: dinar iraquiano 
Nome Oficial
 República do Iraque
Nacionalidade: iraquiana
Data Nacional: 3 de outubro (Dia da Independência)
GovernoRepública presidencialista


Localização
Ficheiro:Iraq map.png


Clima
O clima local é essencialmente desértico com invernos suaves a frios e verões quentes, secos e sem nuvens. As regiões montanhosas do norte têm invernos frios com grandes nevões ocasionais, que por vezes provocam inundações. A capital, [[Bagdá|], situa-se no centro do país, nas margens do Tigre.



Relevo
A região onde está o Iraque apresenta o clima tropical árido, geralmente com invernos amenos e frios e verões quentes e secos.


Politica
Bagdá. Com uma população de 7,5 milhões de habitantes, é a maior cidade do Iraque. A sua área metropolitana conta com cerca de 9 milhões de habitantes. Bagdá também é a segunda maior cidade do Sudoeste Asiático, depois de Teerã. Situa-se no centro do país, às margens do rio Tigre, e sua história remonta pelo menos ao século VIII, com possíveis origens pré-islâmicas. Antigo centro do mundo islâmico, Bagdá atualmente está no centro de conflitos violentos, desde 2003, devido à Guerra do Iraque.
O principal produto do país é o petróleo, do qual a economia é extremamente dependente. Outro importante produto de exportação é a tâmara.
Diante dessas informações fica claro que o setor econômico iraquiano está bastante debilitado.

Moeda: História da Moeda
Desde temos imemoriais, objetos inusitados circulam como moedas, delineando as atividades de comércio e estabelecendo as bases da vida política e social.
Colares ou braceletes de conchas, pérolas, dentes, ossos ou plumas, fragmentos de pedra ou metal, peças de cerâmica ou tecidos, objetos de formas e materiais surpreendentes – encontramos tudo isso sob a designação de moedas antigas, nas coleções de inúmeros museus ou em livros e revistas de etnografia, pré-história e arqueologia.
Outros objetos, aparentemente análogos, são considerados adornos ou jóias, embora sem comprovação mais evidente de que tenham sido utilizados como ornamentos, e não como moeda. Seu bom estado de conservação, indicando que tais objetos eram valiosos para seus donos, e suas características físicas, inadequadas para fins diretamente utilitários, sem dúvida estimularam arqueólogos e os que se dedicam a estudar a pré-história a atribuir uma função puramente decorativa a esses tesouros que, na realidade, também serviam como moedas.

Cultura


O Iraque Moderno cobre quase a mesma área da Antiga Mesopotâmia, a qual se localizava entre os rios Tigre e Eufrates. Também chamada de Fértil Crescente, a Mesopotâmia foi um importante berço de civilizações e viu a ascensão e a queda de muitas culturas. Na Era Medieval, Iraque era o nome de uma província árabe que hoje constitui a metade sul do atual país.

Hoje, a República do Iraque, onde o Islã é a religião oficial do Estado e representa a crença de 95% da população, a maioria dos iraquianos se identifica com a cultura árabe. O segundo maior grupo cultural iraquiano são os curdos, os quais se encontram no norte do país em uma região politicamente autônoma. Os curdos ocupam as províncias de As Sulaymaniyah, Dahuk e Irbil, área chamada de Curdistão.


Artesanato


          Destaca-se a arte milenar do artesanato tradicional iraquiano, do qual os melhores exemplos são os tapetes. Nas grandes cidades, mercados e bazares muito movimentados são os melhores lugares para se fazer comprar, com diversos tipos de artigos orientais. Roupas, sapatos, cosméticos, antiguidades e jóias são os principais produtos vendidos. Há inclusive mercados voltados para a venda de animais.
   Bazaar em Bagdá

Literatura


          Além do artesanato, os iraquianos são voltados para a literatura, tanto em prosa como em poesia. Destacam-se os escritores Nazik al-Malaaikah, Saadi Youssef, Fadhil Al-Azzawi, Mushin Al-Ramli, Salah Al-Hamdani, e Sherko Fatah.
   O escritor Saadi Youssef
            


Pintura, escultura e cinema


          Na escultura e na pintura sobressaíram Khaled al-Rahhal, Jawad Salim, Akram Shukri e Hafidh al-Durubi. O cinema iraquiano se desenvolveu na década de 1940. O Estúdio de Bagdá se estabeleceu em 1948. Em 1959 surgiu a Organização Geral de Cinema e Teatro, e filmes e documentários foram realizados com o incentivo do governo. Há, portanto, uma longa tradição no cinema.
   Escultura iraquiana


Museus


          Em Bagdá há diversos museus dedicados a cultura nacional, como o Museu dos Costumes Nacionais e Folclore, o Museu da Herança Popular e o Museu de Bagdá com ricos acervos de artesanato, mapas, pinturas, vestuário e cenas da vida cotidiana. Para saber mais sobre o Museu de Bagdá, acesse http://www.baghdadmuseum.org
   Interior do Museu de Bagdá


Culinária

            A culinária iraquiana foi tradicionalmente desenvolvida desde a antiguidade na Mesopotâmia (Sumer, Akkad, Babilônia, Assíria) e é considerada uma das mais antigas do mundo. Confira alguns dos pratos típicos do Iraque:

Marag: cozido de feijões chamados fasoolia com carne         Marag
Masgouf: prato feito com um peixe do Tigre. O peixe é aberto e recheado com tamarindo, pimenta e condimentos.Masgouf


 Música e dança


          A música tradicional do Iraque é integrada por instrumentos como flautas, violinos, tambores e tamborins. No entanto, há muitos novos artistas na música pop, no rap e outros gêneros. Umm Kulthum e Fairouz são duas renomadas cantoras, muito conhecidas por suas vozes. A própria guitarra moderna é uma evolução da guitarra antiga iraquiana. A dança mais conhecida é a do ventre, não se esquecendo das danças típicas e folclóricas.
   Dança do ventre
            

Festas

            No tocante às festas iraquianas, há predominância da mistura de religiões:

Muçulmanos: comemoram o fim do jejum do Ramadã, mês em que acredita-se que o Alcorão foi enviado do Céu como uma orientação aos homens e meio para sua salvação.
   Fim do Ramadã
Curdos: comemoram o Nowruz, que é a recepção da primavera e o início do Ano Novo curdo e persa.
Família celebrando o Nowruz

Vestuário

            O Iraque é um país aberto e as roupas usadas são normais.

Curdos: usam uma calça larga, camisa e faixa na cintura.

Dishdasha: espécie de vestido que os homens usam com um turbante.
 
Abaia: tipo de burca que as mulheres usam, mas sem fechar o rosto.
   Homens vestindo dishdasha





3 comentários:

  1. #eu sou cruzeiro trea ************************************************************************************************************************************************************************************************

    ResponderExcluir
  2. Amei pesquisar a cultura Iraquiana.Tudo de bom

    ResponderExcluir