segunda-feira, 5 de novembro de 2012

12ª Tarefa: Três perguntas lógicas


Problema 1
Um prisioneiro encontra-se em uma cela de duas portas(saídas), a da liberdade(L) e a do fuzilamento(F), e em cada porta tem um guarda, sendo que um deles só fala a verdade e o outro só fala mentira, porém o prisioneiro não sabe quem fala a verdade nem o que mente. Qual a pergunta que ele deve fazer a qualquer um dos guardas para ganhar a liberdade?
Solução:
fala mentira, portanto se o prisioneiro chegar para ele e perguntar
Como vimos no enunciado do problema, tem um guarda que só Se eu perguntar para o seu colega qual a porta da liberdade, que porta ele vai indicar? Ele apontar para a porta (F).
mesma pergunta
se eu perguntar ao seu colega qual a porta da
Já se ele chegar para o guarda que só fala a verdade, e fizer a liberdade, que porta ele vai indicar? Ele também vai apontar para a porta (F), portanto ele saberá que a porta da liberdade é a outra.

Problema 2
Qual a metade de dois mais dois?
Solução: 
A metade de 2 é igual a 1, somado com 2 é igual a 3

Problema 3
Um caramujo sobe diariamente 5 metros em um poste de 20 metros de altura, e escorrega 2 metros durante a noite, em quantos dias ele atingirá o topo do poste?
Solução:
Observe que o caramujo aproveita apenas 3 metros por dia e desperdiça 2 metros, mas no último dia ele tem aproveitamento total. 20 – 2 = 18 18 : 3 = 6 dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário